Acne

Acne
Muito comum no inicio da adolescência, a acne é uma marcante alteração juvenil, tanto em meninos quanto em meninas (sendo mais grave nos meninos).

A palavra acne vem do grego e quer dizer 'ponto de elevação'. É uma doença de predisposição genética cujas manifestações vão depender da presença de hormônios sexuais no organismo e de fatores externos (ambientais, emocionais e cosméticos). Tem início na puberdade (afeta 80% dos adolescentes), onde se iniciam a produção desses hormônios e podem durar até os 40 anos. Ocorre preferencialmente no rosto, mas pode atingir pescoço,costas e ombros.
Manifesta-se por um quadro inflamatório devido a um aumento da secreção sebácea associada ao fechamento dos folículos pilosos da pele.

Nas lesões de acne observam-se: cravos pretos, cravos brancos, lesões firmes, arredondadas, elevadas e avermelhadas, pus, lesões endurecidas e mais profundas e cistos inflamados.




A acne pode ser dividida em quatro graus:
. Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
• Acne Grau II: cravos e 'espinhas' pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus.
• Acne Grau III: cravos, 'espinhas' pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas.
• Acne Grau IV: cravos, 'espinhas' pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes, com muita inflamação e aspecto desfigurante.


A acne pode ser tratada. Já existem muitos tratamentos eficazes. Nos casos mais leves de acne, estão indicados os sabonetes anti-seborréicos e medicações locais que funcionam melhor em associações. Nos casos moderados a severos, há necessidade de tratamentos locais e por via oral, com excelentes resultados, prevenindo muitas vezes cicatrizes. Nunca se deve espremer as lesões, porque pode infeccionar, sempre procurar um profissional da área de estética (esteticista) que sabe como tratar a pele.

Nas mulheres, estar sempre associando a acne com possíveis alterações hormonais já que na idade adulta significam grande parte das causas desse quadro de aparecimento tardio. Existem medicações hormonais que, se bem manejadas, dão resultados excelentes no tratamento da acne. Não esquecer a avaliação hormonal em mulheres com quadro sugestivo de alteração ovariana, supra-renal ou de hipófise com história de ciclos menstruais irregulares, em geral, com mais de 20 anos, com aumento de pêlos no corpo, queda de cabelo difusa com padrão de calvície. Lembrar também que no período pré-menstrual ocorrem alterações fisiológicas hormonais, podendo desencadear acne.
A influência da acne no comportamento do paciente é em geral muito marcante. É importante procurar tratamento já nos estágios iniciais para melhor controle do quadro.

Verdades e Mentiras sobre a acne:
1. Não existe comprovação científica de que a alimentação cause acne, mas, se houver associação de piora com chocolate, ketchup, por exemplo, deve-se controlar a ingestão exagerada destes;

2. A acne aumenta com a sujeira e oleosidade da pele. Como cuidado normal da pele, deve-se lavar o rosto com sabões neutros ou usar um sabonete de limpeza próprio para o tipo de pele, duas vezes ao dia.

3. A lavação regular e eficaz dos cabelos é também uma medida recomendável. Caso os cabelos sejam muito oleosos, talvez seja necessário aumentar-se a freqüência das lavações. Sua esteticista é quem melhor recomendará sua rotina de limpeza da face (e outras áreas do corpo) e lavação dos cabelos;

4. Homens que apresentam acne na face devem, ao se barbear, dar preferência a aparelhos elétricos ou outro instrumento que lhe cause menos danos;

5. O bronzeamento pode mascarar a acne mais seus benefícios serão temporários;

6. Os usuários freqüentes de maquiagens (bases, pó facial, pó compacto e outros) devem dar preferência, ao comprá-las, àqueles produtos que sejam sem gordura e não simplesmente os que sejam à base de água e não esquecer de limpar a pele sempre, não dormir com maquiagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antes e depois cicatriz de abdominoplastia

Antes e depois - tratamento com eletroacupuntura

ALIMENTOS QUE AUMENTAM A CELULITE!